Nos dias 23 a 27 de janeiro tive a grande oportunidade de participar do maior evento sobre ensino de física do país, realizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) realizado na Universidade de São Paulo - USP em São Carlos, têm se constituído como um espaço privilegiado de troca de experiências,
análises e discussões sobre o ensino de Física para diferentes públicos
e em diferentes espaços formativos.
Com o tema “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, o simpósio
buscou destacar um olhar para o conhecimento físico que o reconheça e
valorize como um conhecimento capaz de contribuir com o potencial que
todos têm de ser e estar no mundo de forma crítica, participativa,
empenhando-se na construção coletiva do bem comum e de um mundo melhor.
Diante dessa nova realidade, povoada por enormes avanços científicos e
tecnológicos, com frequência o cidadão contemporâneo é colocado diante
de novas situações e questões sociocientíficas que exigem seu
posicionamento.
Logo no primeiro dia, tive a honra de apresentar um trabalho realizado pelo grupo PIBID na qual faço parte, divulgando assim nossos projetos e conhecendo experiências parecidas de pessoas de todo o lugar do país. Além da sessão de pôsteres, houve palestras e mesas redondas em todos os dias, mini-cursos e oficinas no horário da manhã, mostra e exposições.
Uma área em que eu nunca tive oportunidade de conhecer e que o evento nos proporcionou foi sobre física médica, em forma de palestra realizada pela professora Gabriela Castellano do Instituto de Física "Gleb Wataghin" da UNICAMP. A palestra contou com cerca de 200 pessoas na qual a profa. nos informou sobre a atuação dos físicos médicos no Brasil e sobre sua área de trabalho, Física aplicada à Neurociência.
O evento trouxe várias outras áreas da física como física de partículas, divulgação de pesquisas no CERN, relatividade, computação, astronomia, projetos de ensino realizados pelos PIBID's e professores, entre outros.
Realmente valeu muito a pena participar, conhecer novas pessoas do curso, novas áreas, novos professores e projetos para melhorar em nossa carreira profissional. Uma oportunidade que todos os estudantes de física não podem perder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário