O que fazer para tornar a aprendizagem de
Física menos desencantadora? Como fazer com que os alunos sintam-se
interessados pela Física diante de um mundo tecnológico em que a lógica do
conhecimento não é o da cultura? No ensino de física, os professores possuem
dificuldades em fazer com que os alunos compreendam os conteúdos que estão
sendo trabalhados em sala de aula, e uma das estratégias utilizadas têm sido a
relação com as situações que estão presentes no cotidiano, seja por meio de
analogias, exemplos, experimentos, etc.
Nesse sentido, “Um Click para o
conhecimento” é um projeto idealizado pelos membros do PIBID – Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em
Física, da Universidade Estadual Paulista campus de Ilha Solteira em parceria com uma escola
pública de ensino médio de forma a verificar
à utilização da fotografia, como um recurso motivador para a aprendizagem e
significação do conhecimento de física.
O projeto foi dividido em três fases:
1ª Elaboração e divulgação do projeto junto à escola parceira; 2ª Seleção e
revelação de fotografias; 3ª Mostra das fotografias.
Nesse sentido, é importante e, ao mesmo tempo, imprescindível que o autor(es) da fotografia expressem via escrita o conhecimento inerente a imagem selecionada pelos mesmos. Analisando-as e identificando-as juntamente com suas respectivas legendas, as fotos foram numeradas, para a identificação de fotografias que fossem criativas ou que melhor expressassem o conhecimento científico envolvido. Na exposição havia uma urna em que os visitantes podiam depositar o voto durante a exposição.
Em termos de resultados
verificou-se que as fotografias puderam despertar o “olhar crítico” dos alunos
para a física; constituíram-se em excelente recurso para favorecer nos
educandos o desenvolvimento da capacidade de abstração, elemento considerado
primordial na edificação do raciocínio científico e na expansão das formas de
comunicação utilizadas pela ciência. Ao final, na realização da Mostra de
Fotografias na escola parceira com intuito de divulgar o resultado do projeto,
bem como envolver os demais alunos e membros da comunidade escolar e demais
escolas da cidade nos conhecimentos trabalhados, alcançou-se, não só sua
dimensão científica, mas também cultural e social.
A seguir algumas fotografias que compuseram a mostra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário