24 fevereiro, 2017

Um click para o conhecimento - A física olhada por outro ângulo



 
O que fazer para tornar a aprendizagem de Física menos desencantadora? Como fazer com que os alunos sintam-se interessados pela Física diante de um mundo tecnológico em que a lógica do conhecimento não é o da cultura? No ensino de física, os professores possuem dificuldades em fazer com que os alunos compreendam os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula, e uma das estratégias utilizadas têm sido a relação com as situações que estão presentes no cotidiano, seja por meio de analogias, exemplos, experimentos, etc. 
Nesse sentido, “Um Click para o conhecimento” é um projeto idealizado pelos membros do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estadual Paulista campus de Ilha Solteira em parceria com uma escola pública de ensino médio  de forma a verificar à utilização da fotografia, como um recurso motivador para a aprendizagem e significação do conhecimento de física. 
O projeto foi dividido em três fases: 1ª Elaboração e divulgação do projeto junto à escola parceira; 2ª Seleção e revelação de fotografias; 3ª Mostra das fotografias. 
Nesse sentido, é importante e, ao mesmo tempo, imprescindível que o autor(es) da fotografia expressem via escrita o conhecimento inerente a imagem selecionada pelos mesmos. Analisando-as e identificando-as juntamente com suas respectivas legendas, as fotos foram numeradas, para a identificação de fotografias que fossem criativas ou que melhor expressassem o conhecimento científico envolvido. Na exposição havia uma urna em que os visitantes podiam depositar o voto durante a exposição.
 Em termos de resultados verificou-se que as fotografias puderam despertar o “olhar crítico” dos alunos para a física; constituíram-se em excelente recurso para favorecer nos educandos o desenvolvimento da capacidade de abstração, elemento considerado primordial na edificação do raciocínio científico e na expansão das formas de comunicação utilizadas pela ciência. Ao final, na realização da Mostra de Fotografias na escola parceira com intuito de divulgar o resultado do projeto, bem como envolver os demais alunos e membros da comunidade escolar e demais escolas da cidade nos conhecimentos trabalhados, alcançou-se, não só sua dimensão científica, mas também cultural e social.
A seguir algumas fotografias que compuseram a mostra:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Estou lendo

Estou lendo
Subliminar - Leonard Mlodinow

TOP FRASES

"A ciência nunca deve ser usada para a violência." A. Einstein

"Viver sem curiosidade é ter uma vida insignificante."

"O papel tem mais paciência do que as pessoas." Anne Frank

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." Mário Quintana