23 fevereiro, 2017

Origens e evolução das ideias da Física


      Nessas férias de janeiro e fevereiro estou com uma leitura muito interessante sobre  história da física, livro que comprei pela Livraria da Física que estava presente no evento XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) na USP de São Carlos, em janeiro deste ano. Em março quando retornarem minhas aulas, irei fazer uma disciplina chamada "História da Física", uma das últimas disciplinas do nosso curso. O livro está me auxiliando bastante para ter noção e argumentos durante as discussões em sala de aula, mas espera-se ainda as bibliografias recomendadas pelo professor.
      Numa linguagem simples, as origens e evolução das ideias da Física são apresentadas, partindo das noções iniciais introduzidas pelos filósofos gregos, até as concepções atuais da Teoria da Relatividade e da Física Quântica. Este livro interessa especialmente aos estudantes de ciências e engenharia e aos professores de ciências, mas o público em geral interessado em conhecer a história da Física, nele encontrará uma leitura informativa.
      Os autores são professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA): José Fernando Rocha (organizador). Mestre em Física e doutor pelo programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência. Roberto Ponczek, Suani Pinho, Roberto Andrade, Olival Freire Júnior e Aurino Filho. 
     Cada autor descreveu em um capítulo  as origens e ideias presentes nos principais ramos da Física: o Eletromagnetismo, a Mecânica, a Termodinâmica, a Relatividade e a Física Quântica. Conceitos que estão presentes também em outros ramos da Ciência. 
Quem gosta ou tem interesse  de conhecer toda a  história da física, o livro possui texto apropriado ao público mais jovem, fazendo com que nos interessemos mais pela ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Estou lendo

Estou lendo
Subliminar - Leonard Mlodinow

TOP FRASES

"A ciência nunca deve ser usada para a violência." A. Einstein

"Viver sem curiosidade é ter uma vida insignificante."

"O papel tem mais paciência do que as pessoas." Anne Frank

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." Mário Quintana