"Universo Elétrico", da editora Record, revela a verdade chocante por
trás da descoberta da eletricidade, uma odisseia de heróis e vilões,
conquistas e tragédias. David Bodanis narra essa história de forma
eletrizante, prendendo o leitor da primeira à última página. O livro
mostra os sucessos e fracassos de pioneiros como Alexander Graham Bell e
Thomas Edison. Revela como a eletricidade foi gradualmente retirada de
seus "domínios ocultos" para se tornar parte integrante e indispensável
da vida humana. E conta o que os homens fizeram com os poderes que ela
oferece. Drama, fraudes, perseguições e romance são ingredientes dessa
incrível jornada.
Durante séculos, a eletricidade foi vista como pouco mais que uma propriedade curiosa de certas substâncias que soltavam faíscas quando em atrito. Então, na década de 1790, Alessandro Volta deu início à investigação científica que proporcionou uma explosão de invenções. Aquela força até então inconsequente revelou-se responsável por tudo, desde a estrutura do átomo até o funcionamento do nosso cérebro. Para controlá-la, criamos um mundo de maravilhas - que inclui montanhas-russas, radares e rede de computadores.
Entre os grandes descobridores estão o visionário Michael Faraday, que lutou contra os preconceitos do sistema de classe inglês, e Samuel Morse, um pintor que antes de inventar o telégrafo, concorreu à prefeitura de Nova York com uma perseguição aos católicos. Aqui também encontramos Alan Turing, cujo sonho de uma maravilhosa máquina pensante - que hoje conhecemos como computador - esbarrou na indiferença geral, e que terminou a vida em desespero depois que as autoridades inglesas o forçaram a submeter-se a tratamentos experimentais para "curá-lo" de sua homossexualidade.
Das águas geladas do Atlântico, passando pelas ruas de Hamburgo durante a chuva de fogo da Segunda Guerra Mundial, até o interior do corpo humano, Universo elétrico é uma viagem fascinante de descobertas escrita por um magistral autor científico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário