17 maio, 2017

Sherlock Holmes

10:16
      Quando entrei no mundo da leitura por volta dos meus 14 anos, um dos  primeiros personagens da literatura que me apaixonei foi Sherlock Holmes. 
       Holmes é um investigador do final do século XIX e famoso por utilizar na sua resolução de mistérios, o método científico e a lógica dedutiva.  Sherlock Holmes, ainda hoje, é um dos mais atraentes personagens dos romances policiais. Carismático e astuto, fez da ciência e da lógica dedutiva suas melhores armas. Sua habilidade para desvendar crimes aparentemente insolúveis até mesmo para a Scotland Yard transformou seu nome em sinônimo de detetive. 
Sherlock Holmes teve a maior parte de suas histórias relatadas pelo seu colega de quarto e fiel escudeiro Dr. Watson, que, várias vezes, ficou surpreso com o rápido raciocínio de Holmes. Holmes conseguia, muitas vezes, ler os pensamentos de Watson e decifrar alguns de seus segredos.

Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle. Sherlock aparece ao todo em cerca de 60 obras de Conan Doyle, compostas por cerca de 56 contos e 4 romances, onde resolve casos insolúveis. O personagem habita o imaginário de jovens e adultos há mais de 120 anos. 
Segundo o autor, Sherlock viveu em Londres, no apartamento 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1903, durante o último período da época Victoriana, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson. Hoje, esse endereço é um museu dedicado a Sherlock Holmes.

Alguns livros:
Um estudo em vermelho -  1887.
O signo dos quatro -  1890.
O Cão dos Baskervilles - 1901.
O vale do terror -  1915.
As Aventuras de Sherlock Holmes - 1892.
Memórias de Sherlock Holmes -1894.
O Retorno de Sherlock Holmes - 1905.
O último adeus de Sherlock Holmes - 1917.
Os Arquivos de Sherlock Holmes -1927.

10 maio, 2017

As leis de Newton

16:16

        Isaac Newton foi um astrônomo, físico e matemático que revolucionou a história da Física. Fez várias contribuições para a ciência, inventou o Cálculo diferencial e Integral e desenvolveu a teoria da gravidade. Mais conhecido pelas suas três leis, leis que governam o universo macroscópico . A maioria dos fenômenos físicos presentes no nosso cotidiano são explicados pelas leis de Newton. Vamos conhecer um pouco de cada uma delas, para acessar o material CLICK AQUI!

09 maio, 2017

Uma breve história do tempo

16:41
Escrito por um dos maiores gênios da atualidade, Uma breve historia do tempo tem as tintas de um verdadeiro clássico moderno. Aqui, o físico Stephen Hawking conduz o leitor por uma jornada em busca de respostas para algumas das maiores dúvidas da humanidade: como o universo começou? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou também teve um começo e terá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar?
Das revolucionárias teorias heliocêntricas de Copérnico e Galileu até a descoberta dos elementos minúsculos que compõem o átomo, Hawking relata a evolução da ciência em sua busca constante para compreender o universo em que vivemos. Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, o autor desvenda tanto os mistérios da física de partículas quanto a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo.
Acessível e esclarecedor, Uma breve história do tempo é um dos principais marcos da literatura de divulgação científica mundial. Publicado originalmente em 1988 e atualizado nos anos 1990, é inigualável em sua descrição poética e lúcida de conceitos exóticos como quarks, buracos negros, antimatéria e setas do tempo. Para o iniciado, esta é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos dos mais profundos da criação.
 
Sobre o autor:
Stephen William Hawking é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor  de matemática na Universidade de Cambridge, onde é professor emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Atualmente, é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.
Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura. A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 Hawking teve que submeter-se a uma traqueostomia após ter contraído pneumonia visitando o CERN na Suíça e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar.

03 maio, 2017

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Estou lendo

Estou lendo
Subliminar - Leonard Mlodinow

TOP FRASES

"A ciência nunca deve ser usada para a violência." A. Einstein

"Viver sem curiosidade é ter uma vida insignificante."

"O papel tem mais paciência do que as pessoas." Anne Frank

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." Mário Quintana