Uma das perguntas mais frequentes feita por leigos ou até mesmo que os estudiosos sempre nos fazem é: O que é Física? Por que é tão difícil defini-la?
Dentre todas as ciências que estudam a natureza, a física é fundamental para que possamos entender melhor o universo em que vivemos. Ela nos dá a capacidade de compreender o desconhecido e de responder à perguntas sobre os fenômenos que nos cercam. Com novas respostas em física, novas perguntas estão sempre surgindo e então novas coisas são feitas a partir do que aprendemos em física.
A partir de novas questões, desenvolveram-se ramos que estão todos encadeados, como a astronomia, que originou o estudo da mecânica, e com esse novo conhecimento levou um melhor planejamento em máquinas; o estudo dos átomos possibilitou a construção de bombas atômica e nuclear; Na medicina auxilia no tratamento e diagnósticos de doenças, com a invenção de aparelhos radiológicos e computadorizados . Este é o trajeto da física, ela dá origem a outras ciências e suas aplicações que podemos denominar tecnologia e assim vai se desenvolvendo. Outras ciências que estudam a natureza também precisam da física para desenvolver-se, como a química, geologia, meteorologia, biofísica, etc. Todas elas contribuem para a tecnologia, com isso, surgem grupos de especialistas cujo trabalho é tornar proveitosa cada aquisição. Hoje em dia são confiadas a um grupo profissional de engenheiros, muito afastados do estudo geral da física, são eles as pessoas que projetam e constroem recursos para melhorarem nossas vidas e todo seu trabalho se baseia em princípios físicos. Esse desenvolvimento retribui frequentemente dando à física novos materiais, instrumentos e novas ideias.
O instrumento chave do físico é sua mente e em seguida, ele precisa de uma linguagem para tornar claro, para si próprio e para os outros, o que ele pensa e fez, e o que pretende realizar. A matemática pode ser considerada como uma linguagem e um instrumento muito importante. Os instrumentos da física podem ser simples ou podem se tornarem complexos ao ponto de que poucos físicos são suficiente versáteis para apoderarem-se de todos, quer teóricos ou experimentais, todos que constroem a física são físicos, e eles estão interessados no que podem descobrir pelo emprego desses instrumentos.
A física se desenvolve e se modifica, tal como o que conhecemos sobre o mundo, alterando-se também, o que podemos realizar com este conhecimento, que nos auxiliará a compreender o mundo no qual vivemos.
Texto elaborado por mim durante a disciplina de Fundamentos da Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário