15 dezembro, 2017

A ciência do mar morto

04:43
A ciência do mar Morto 
Por que ele recebe este nome? Por que nele não afundamos? Saiba aqui como a ciência explica suas características físicas e esse fenômeno.
Publicado por Andressa Garcia

O mar Morto – que na realidade é um lago, está localizado no Oriente Médio entre os países Jordânia e Israel. Uma das principais atrações para pessoas de todo o mundo visitá-lo é o motivo de não se afundar mesmo estando em locais de grande profundidade. O mar recebe este nome devido à grande quantidade de sal presente na água, por conta da alta concentração de minerais, evitando assim a possibilidade de vida (peixes, algas, etc). 

A FÍSICA PRESENTE 
Como na foto acima, para que seja possível boiar e ler tranquilamente a um livro estando dentro do mar Morto, a água deve ser mais densa do que nosso corpo, mas o que significa ser mais densa?
Para compreendermos esse conceito, devemos entender um pouco sobre Empuxo e Densidade! O Empuxo é a força para cima que um fluido (líquido ou gás) exerce sobre os objetos imerso nele. É por meio do empuxo que os navios e barcos podem flutuar nas águas e os balões podem voar, isso graças ao físico e astrônomo Arquimedes (287a.C. - 212a.C) que estudou e nos revelou seu princípio. Já a densidade, está relacionada com a razão da massa desses objetos em determinado volume, quanto maior for o espaço ocupado pela massa, menor é sua densidade.
É por esse mesmo motivo que a água não se mistura com o óleo, pois por ele ser menos denso, acaba ficando por cima da água.  A água do mar morto é densa o suficiente para impedir que os corpos afundem nele, se a densidade do corpo for maior do que a densidade da água, o que é improvável de se acontecer, o corpo afunda. Porém, se a densidade do corpo for menor do que da água – que é o que ocorre, o corpo flutua. 

 

"Você está a -391 metros abaixo do nível do mar."
O lago é o ponto mais baixo do nosso planeta, com cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Devido a isso, a pressão atmosférica do local também é maior do que nos outros lugares próximos ao nível do mar, chegando a ter um clima seco e quente, mas o que significa essa tal pressão?
A pressão atmosférica é a pressão que a camada de ar faz sobre a superfície terrestre, ou seja, a força exercida por essa camada de ar em determinada área. Para locais cada vez mais altos, a quantidade de ar vai diminuindo e a pressão atmosférica vai se tornando cada vez menor, porém como o lago está a aproximadamente 400 metros abaixo do nível do mar, essa cama de ar é muito maior do que se estivéssemos numa praia no litoral de São Paulo, por exemplo.
 
O mar Morto visto por satélites, com as áreas de extração de sal ao sul.
“O MAR MORTO ESTÁ MORRENDO”?
Devido a seu afluente rio Jordão desviar água para a população do Oriente Médio, o mar morto acaba tendo seu nível de água um metro mais baixo a cada ano. Autoridades da região já pensaram em tomar providencias, como por exemplo transportar água do Mar Vermelho para o lago, porém ambientalistas não aprovam essa ideia pelo fato da mistura de diferentes águas produzir impactos negativos no habitat natural do lago. Com a diminuição do nível das águas, surgem crateras e buracos em determinadas regiões, fazendo com que a região esteja a mais de 450 metros abaixo do nível do mar próximo ao ano de 2050. Com a consequência do aumento da pressão atmosférica, causará também uma maior temperatura na região, enfraquecendo também a radiação ultravioleta (UVB) devido a alta concentração de oxigênio.

 

O desnível do mar morto.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Estou lendo

Estou lendo
Subliminar - Leonard Mlodinow

TOP FRASES

"A ciência nunca deve ser usada para a violência." A. Einstein

"Viver sem curiosidade é ter uma vida insignificante."

"O papel tem mais paciência do que as pessoas." Anne Frank

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." Mário Quintana